MANGARATIBA BIKE FEST INTERNACIONAL 2020 - ITACURUÇÁ.

SOBRE O EVENTO

Início: 11/09/2020 18:00
Fim: 13/09/2020 18:00
Onde: AV. SANTANA, ITACURUÇA

Itacuruçá - Mangaratiba - Rio de Janeiro - Brasil.

Itacuruçá é um distrito do município de Mangaratiba, situado na região litorânea da Costa Verde, no Sul do estado do Rio de JaneiroBrasil. Acessível pela Rodovia Rio-Santos, é um distrito vizinho de Muriqui e próximo da ilha do mesmo nome.

História

No século XVII as terras da região eram domínio dos índios Tamoios. Os portugueses trouxeram, oriundos do sul da Bahia, algumas centenas de índios Tupinambá, com o objetivo de conquistar o território. Pacificada a região, os jesuítas fundaram um povoado na área do continente mais próxima da ilha de Piaçavera e ali fincaram uma cruz, utilizando pedras colhidas nos arredores. O ponto em questão passou a ser denominado, pelos indígenas, como Itacuruçá (Ita = pedra + Curuçá = cruz). Nesse local, quase um século depois, em 1840, foi erguida uma igreja em homenagem a Nossa Senhora de Santanna. Durante muitos anos, o povoado mal passava de um ajuntamento de casebres toscos, na periferia dos domínios do comendador Joaquim José de Sousa Breves que, em Mangaratiba, notabilizava-se por ser o maior proprietário de escravos do Brasil Colônia e dono de terras para a produção de café que iam do litoral sul do Rio de Janeiro até os contrafortes da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, passando pelos atuais municípios de ValençaVassourasPiraíBarra do Piraí, etc.

A partir dos anos 1940, Itacuruçá dividia sua vocação econômica em três segmentos: produção de bananas, pesca intensiva e balneário turístico. Atualmente, além da tradição do turismo e de ponto de partida dos passeios de saveiro ao redor das ilhas tropicais, tornou-se ponto de acolhimento para centenas de profissionais que desenvolvem suas atividades nas empresas situadas no porto de Itaguaí.

 

Itacuruçá nem precisava ser um importante ponto de partida para algumas das mais belas ilhas e praias do Brasil, pois ela por si só já oferece o que todo turista procura:

linda praia de um quilômetro de extensão com águas calmas, excelente comida em quiosques pitorescos, com gente divertida e hospitaleira. Neste distrito organizam-se passeios inesquecíveis em vários tipos de embarcações, há também cachoeira e belas igrejas bicentenárias que ajudam a contar a história da cidade e do Brasil.

 Não deixe de visitar!

  • Famoso tour de saveiro pelas ilhas tropicais, incluindo Ilhas de Itacuruçá e Jaguanum, com paradas em praias semidesertas para mergulhos
  • Praia Bela Vista, com quiosques, restaurantes e demais serviços. De barco, alcança-se várias praias inesquecíveis: Praia Cabeça de Boi, Praia Grande, Praia Viola, Praia das Flexeiras, Praia de Águas Lindas e outras
  • História e fé: Igreja Senhora de Sant´Anna, de 1840 (com uma grande festa em julho), Igreja de São Pedro (1884)
  • Cultura: Centro de Tradições Populares de Mangaratiba (música, arte, espetáculos etc)
  • Cachoeira do Itingussú.

Visão Panorâmica de Itacuruçá.  

Itacuruçá

 

MAPA

Clique para habilitar o mapa
AV. SANTANA, ITACURUÇA