SOBRE O EVENTO

Início: 03/07/2020 12:00
Fim: 05/07/2020 22:00
Onde: ORLA DE BOA VIAGEM, NITEROI

História

 
Praia, Ilha e Bairro da Boa Viagem vista do mirante do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

O bairro caracteriza-se pela vida pacata que ainda se desfruta naquele logradouro. Predominantemente residencial, possuiu inúmeras casas construídas ainda no século XIX. Porém também concentra muitas edificações residenciais modernas de alto padrão.

Banhado pela praia da Boa Viagem, tem como bairros limítrofes, o IngáSão Domingos e Gragoatá. Dentro de sua área localiza-se o Museu de Arte Contemporânea (MAC), cujo edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Na faixa de asfalto do museu, localizado na orla, mais precisamente na encosta do morro, estão prédios novos que são considerados os mais caros de Niterói no momento.

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Bateria de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizadas na ilha que deu nome ao bairro, tombadas pelo IPHAN, remontam ao século XVII. Registram-se inúmeros trailers em sua orla e pequenas praças e mirantes. Num destes encontra-se o monumento em homenagem ao navegador português Pedro Álvares Cabral.

 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Vista aérea do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquitetoOscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje. O museu possui um acervo de 1 217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu, com sua fachada futurista, possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas que se lhe oferecem quer fora do museu, a partir do pátio, quer dentro do museu por um olhar pelo anel de janelas que divide este gigantesco "prato de concreto" em duas faixas.

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administração do museu, de incentivar a "produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte." 

DICAS DE HOSPEDAGEM:

Uma ótima opção de hospedagem em Niterói/RJ: Brasileranza Hostel. 

Conforto, segurança e ótima localização, à 5 minutos do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e UFF. Ambiente com Wi-Fi, lounge e recepção 24 horas.

Quartos coletivos com ar condicionado, cortina, luz e tomada individual. Diária a partir de R$35,00 em quarto coletivo e suítes a partir de R$109,00. Venha tomar um delicioso café da manhã e saborear o pão caseiro mais famoso da cidade.

Reservas também pelo whastapp (21) 99621-2450. 

MAPA

Clique para habilitar o mapa
ORLA DE BOA VIAGEM, NITEROI