20º ENCONTRO NACIONAL DE IGUABA GRANDE - CARCAÇA M.C - IGUABA - RJ

SOBRE O EVENTO

Início: 18/12/2010 18:00
Fim: 20/12/2010 18:00
Onde: POSTO TIGRAO, IGUABA

 

 

Iguaba Grande

Clima quente e úmido, registrando temperatura média de 23 °C. Situa-se às margens da Lagoa de Araruama.
Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na cidade.

Iguaba conta com um distrito: Sapeatiba Mirim, que fica à cerca de 6 km do Centro, e tem como principal ponto turístico a Serra de Sapeatiba Mirim. O distrito é área de disputa com o município de São Pedro da Aldeia, desde sua emancipação.

A praia de Iguaba Grande pertence ao sistema Lagunar de Araruama. É a maior laguna hipersalina do mundo no qual a sua salinidade gira em torno de 52%, índice que é uma vez e meia a do oceano e se deve ao fato da característica climática da Região onde a evaporação é grande. O sol brilha forte quase o ano todo e chove pouco. Pelo posicionamento geográfico da cidade o tempo proporciona dias de sol e calor em todas as estações do ano.

As águas calmas e mornas, bem como a movimentação de turistas entre os quiosques são seus principais atrativos. É um lugar indicado para todo o tipo de turistas. Aqueles que preferem um dia tranquilo de praia ou aqueles que preferem alugar jets-skis e arrepiar em manobras. Existem também as praias "Ponta da Farinha", "Do Túnel" e "Das Andorinhas", que não são subdivisões da praia principal. A praia "Ponta da Farinha" fica na reserva ecológica homônima na divisa com o município de São Pedro da Aldeia. É selvagem, e o seu acesso é feito por uma trilha basicamente plana que começa no canto esquerdo da praia principal de Iguaba.

A praia do túnel fica quase na divisa com o município de Araruama. O principal acesso a essa praia é feito por um túnel que passa por baixo da Rodovia Amaral Peixoto, perto do condomínio Vila Branca. É uma praia com pouquíssimo movimento, mas não é selvagem porque fica atrás de dois condomínios. A Praia das Andorinhas é uma continuação da Praia do Túnel, e beira uma reserva ecológica na divisa com o município de Araruama. É uma praia selvagem.

MAPA

Clique para habilitar o mapa
POSTO TIGRAO, IGUABA