CERVEJA PURO MALTE, CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER!
17/06/2019 09:42 em DICAS DE SAÚDE

Hoje vamos falar sobre as cervejas puro malte. Se você for um apreciador dessa bebida, provavelmente já deve saber alguma coisa sobre essa cerveja. Mas, nesse post vamos contar algumas curiosidades para identificar se a cerveja puro malte que você toma, é de fato uma cerveja puro malte. Vamos entender melhor!

MAS PRIMEIRO: O QUE É MALTE?

o que é malte

Pouca gente que se pergunta o que é malte tem noção da sua verdadeira formação. Ao contrário do que a maioria pensa, ele não é um cereal por si, mas um produto que resulta de uma germinação artificial.

Isso significa que cereais como cevada, trigo, arroz e milho podem passar pelo processo de malteação. Essa técnica consiste basicamente em umedecê-los – geralmente numa tina cheia de água fria a uma temperatura aproximada de 10°C – e, depois de realizada a germinação, torrá-los, secá-los ou até mesmo defumá-los. A maior parte das cervejarias artesanais utiliza maltes fabricados a partir da cevada e do trigo, visto que com eles é possível trabalhar com uma extensa variedade de cervejas e sabores.

Quando falamos o que é malte, vale ainda ressaltar que – dependendo do grau de torrefação e do tipo de cereal utilizado – a cerveja pode sofrer variações no sabor, na cor, no aroma e na textura na boca.

Por fim, cerveja e malte ainda podem gerar ótimas combinações: os rótulos mais claros, por exemplo,  são feitos com maltes menos torrados, com notas de cereais e pão, como a Pilsen. Por outro lado, o malte mais torrado produz bebidas de cor mais escura, com notas de caramelo e também de café.

Para quem se preocupa com os benefícios à saúde, vale saber que o malte ajuda a regular a pressão arterial, mantém a saúde dos músculos e ainda pode prevenir diabetes.

E A CERVEJA PURO MALTE?

A cerveja puro malte é uma cerveja que é produzida somente com malte de cevada e de trigo.  No Brasil, a lei permite que até 45% da cerveja pode ser feita de cereais não maltados.

O primeiro passo é voltar um pouco no tempo e fazer uma parada no processo de fabricação da cerveja. Água, lúpulo, fermento, e claro, malte! Esses são os ingredientes básicos para fabricar uma cerveja puro malte. O malte é um cereal germinado e depois ressecado, que pode ser proveniente de trigo, centeio e cevado. Porém, nem todas as cervejas rotuladas como “cervejas puro malte”, realmente podem carregar esse nome.

O malte de cevada é o ingrediente mais importante na produção de cerveja, mas acontece que algumas são produzidas com adjuntos. Os adjuntos, que são os ingredientes alternativos ao malte, são utilizados com diversos objetivos, de acordo com o estilo da cerveja. Para ter ideia, a maioria das cervejas produzidas por cervejarias populares brasileiras contém cereais não maltados, como o milho e o arroz, em quase metade do total dos seus ingredientes. Isso barateia o custo da cerveja e torna a bebida mais competitiva no mercado.

Mas, nem tudo está perdido! Algumas cervejas produzidas aqui no Brasil, bastante conhecidas, utilizam bem pouco ou nenhum adjunto. A Heineken e a Bavária Premium são alguns exemplos de cervejas puro malte, que são produzidas em grande escala no país, enquanto a Stella Artois inclui um percentual pequeno de milho entre seus ingredientes.

A Kaiser Bock também é exemplo de cerveja puro malte, porém, de outro estilo. Entre as cervejarias artesanais brasileiras, a maioria produz cervejas de diversos estilos e com sabores de malte e lúpulo ainda mais marcantes e intensos.

Em suma, se você gosta de tomar uma cerveja puro malte, é importante saber que esse tipo de cerveja é produzida sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz são os mais comuns), e que aqui no Brasil é permitido o uso de cereais não maltados em até 45% do total dos ingredientes da cerveja.

Abaixo, selecionamos quatro “cervejas puro malte”, produzidas em escalas maiores, mais fáceis de serem compradas e com preços mais baixos, para você incluir na sua lista de opções. Confira:

PAULISTÂNIA

Possui 100% de malte de cevada em sua produção.

Cerveja Paulistânia

THEREZÓPOLIS GOLD

É a perfeita combinação entre o puro malte, os três tipos de lúpulos (dois aromáticos e um de amargor) e água mineral.

Therezópolis Gold

HEINEKEN

Produzida com ingredientes 100% naturais e sem conservantes. Possui uma fórmula que se tornou sinônimo de simplicidade e perfeição: puro malte, lúpulo e água cristalina. No blog o chef deixou uma dica para os Heinekeros de plantão! Dê uma conferida!

 

heineken

 

BAVARIA PREMIUM

Feita com puro malte e sem adição de cereais não maltados. A Bavaria Premium passa por um período de 15 dias de maturação e fermentação, o que colabora para aperfeiçoar sua qualidade.

cerveja bavaria

 

Chef com Cerveja preparou um post que fala exclusivamente da nova cerveja que a Proibida lançou: Proibida Puro Malte Leve. Confira!

E se você adora cozinhar degustando uma cervejinha, ainda temos o manual completo sobre harmonizações de comida com cerveja. Acesse aqui  e veja qual o melhor receita para fazer com a sua cerveja preferida.

Aproveite essas cervejas puro malte e continue nos acompanhando!

Até a próxima!

FONTE: http://chefcomcerveja.com.br/cerveja-puro-malte-curiosidades/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!