17º ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS DE UBÁ - MG

SOBRE O EVENTO

Início: 09/06/2022 18:00
Fim: 11/06/2022 12:00
Onde: HORTO FLORESTAL, UBÁ

 Ubá é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. É considerado o principal polo moveleiro do estado. Além dos móveis, o município é reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome.

Ubá é o centro econômico da sua microrregião e de microrregiões próximas, atuando como centro sub-regional de nível A. No passado, foi um grande produtor e distribuidor de fumo, planta esta que ornamenta a bandeira do município. Hoje, concentra médias e grandes indústrias, principalmente de móveis e confecções, um comércio abundante e variado, além de apresentar um forte crescimento na prestação de serviços. É um dos municípios que mais crescem no interior do estado, sendo, assim, um dos que mais criam empresas e geram empregos.

A cidade também é um centro cultural e de formação técnica e superior sub-regional, possuindo importantes instituições de ensino superior.

Não há consenso sobre a origem do nome da cidade. Existem duas hipóteses comumente aventadas:

  • derivaria do tupi antigo ubá, que significa "canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore".
  • derivaria de uma gramínea de folha estreita, longilínea e flexível (Gynerium sagittatum), comumente chamada de "ubá". Essa gramínea, hoje em extinção, existia em abundância em toda extensão das margens da ribeira que corta a cidade e era utilizada na confecção de cestosgaiolas e outros objetos similares.
  • Ubá teve seu crescimento dentro de um vale e possui apenas 5% da sua área plana, sendo 55% ondulada e 40% montanhosa. A altitude varia entre 295 metros (Foz Córrego São Pedro) e 875 metros (Serra do Sacramento).

    O município possui uma das maiores densidades demográficas da zona da mata. Esta densidade demográfica é facilmente visível nas regiões central, noroeste, leste e sudeste da cidade, onde se concentram os bairros mais populosos. A cidade possui mais de cem bairros em uma área urbana superior a trinta quilômetros quadrados, figurando entre as maiores do estado. A cidade possui três distritos: Diamante de Ubá, Ubari e Miragaia, que pouco contribuem para a sua população total. Cerca de 95% da população se concentra na zona urbana e apenas 5% na zona rural.

    A maior parte do município encontra-se inserida na bacia do rio Paraíba do Sul e uma pequena porção na bacia do Rio Doce. A sede municipal dista, por rodovia, 290,88 quilômetros da capital Belo Horizonte, 284,31 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, e 580 quilômetros da cidade de São Paulo. A cidade se localiza praticamente no centro da zona da mata mineira. 

 

MAPA

Clique para habilitar o mapa
HORTO FLORESTAL, UBÁ