MOTOCICLISTAS INVENCÍVEIS.
22/03/2024 15:52 em MOTOCICLISTAS

UM LIVRO QUE TODO MOTOCICLISTA DEVE LER.

Título: Motociclistas Invencíveis

Estilo: Romance/Aventura
Principais personagens: Piloto; garupa; namorada do piloto. 
Época: 1960. Deliciosos Anos Dourados. 
Exemplares contém  260 páginas e suas duas edições (2011 e 2015) estão esgotadas.
Sinopse - Em 1960,  a namorada (baiana) de um motociclista (carioca) desapareceu, misteriosamente sem motivo aparente e sem deixar rastros. 

Montados numa motocicleta inglesa,   500cc, ano 1956, twin, piloto e um amigo que leva na garupa da moto vão pela BR-116 (de terra) em direção a Itabuna-ba, terra natal da namorada. 

Em Itabuna, o repórter de um jornal local, após pesquisar arquivos, informou as justas razões dela estar fugindo. Então, a partir daí é que começa uma incrível e eclética aventura, onde num período de 41 dias, eles dois percorreram 6.000 km, atravessaram seis estados do SE/NE, numa aventura mesclada com ação, amor, amizades, superações, e também humor. Ingredientes esses que todo motociclista curte e gosta de praticar  Enfim: É o tipo de aventura que todo motociclista gostaria de fazer, ou de ter feito. 

Fiz o resumo acima a fim de facilitar o entendimento das partes que a seguir coloquei-as sequencialmente,porém fragmentadas a fim de causar suspenses em cada episódio.

 

1) A Partida - Depois de roupas, ferramentas, peças, bagagens, e até "rebenguela da pafuseta" arrumadas na moto, piloto e garupa partiram. 


2) Cadê os Blusões? - Já estando eles na estrada, o garupa (Fernando) diz que os blusões de couro sobre os quais estava sentado caíram na estrada, mas não sabia onde isso aconteceu. Teriam eles achado os blusões? Detalhe: este foi o 1º 'furo' do Fernando. 

 

3) O Touro Ciumento - Desde quando pegaram estradas de terra, vez por outra passavam tranquilamente por animais em sentido contrário, mas dessa vez aconteceu do líder de uma grande boiada que passava em sentido contrário, por estranha-los ou ciúmes das vacas (eles dois nem olharam para elas) ficou na frente deles em posição de ataque. Como será que se livraram dele?

3) Itapetinga-ba - Estrada terrível, sol inclemente, muita poeira no ar, gaviões voando baixo procurando raras presas, e até jabuti, que por estar com guarda sol aberto, o piloto ao olhar, caíram ele, a moto e o garupa, mas nada disso importava porque essa estrada o levaria ao 'paraíso', terra natal da sua 'namorada'. 


4) Itabuna-ba - Encontrando repórter do jornal local, depois dele pesquisar no arquivo antigas notícias, informou ao piloto o porquê da sua namorada estar sempre fugindo repentinamente. Havia forte motivo para as fugas.

5) Ilhéus-ba - Sentindo enjoo, piloto parou a moto, saltou, se encostou numa árvore próxima da praia, enquanto Fernando (garupa) foi 'paquerar' moças do local. Notando, ao longe, linda mulher que lhe pareceu ser a sua 'namorada', ele vai ao seu encontro. Aproximando-se dela teve a certeza de tê-la encontrado, porém os dois barqueiros que a trouxeram até a praia, impediam dele falar com ela. Revoltado, entra em luta corporal com um deles, enquanto o outro, de faca em punho parte para feri-lo mas é impedido pelo Fernando, que tendo visto a cena veio correndo socorrê-lo, botando os dois barqueiros pra correr. Após tudo serenado, quando então piloto vai finalmente abraçar e beijar sua 'deusa', que ansiosamente, isso aguardava....

 6) Ainda em Ilhéus - Bebendo 'biritas' até altas horas da noite, e junto deles estavam insinuantes morenas do local, que só bebiam água de coco, ao acordarem pela manhã ficaram os dois surpresos ao ver estarem eles nus, e as morenas, também, e que alegremente lhes diziam terem escondido a moto e as roupas deles, mas tudo lhes seria devolvido se cumprissem um 'acordo'.... NOTA: Se isso acontecesse hoje, no mínimo diriam se tratar de um "boa noite Cinderela", mas não foi o que aconteceu porque eram outros tempos, estavam todos nos "Deliciosos Anos Dourados."  

7) O Garoto e os Pruridos - Parando num Bar de estrada  viram um garoto acompanhado de sua mãe, que se coçava muito e estava cheio de pruridos pelo corpo. Perguntando à mãe do garoto o que era aquilo ela diz que ele estava 'agoniado' de tanta coceira mas ela nada podia fazer por não ter dinheiro e no local nem tratamento havia. Penalizado, piloto vai até à moto pega um frasco contendo um produto e ao retornar pergunta se poderia aplicar. Autorizado, ele esparge o pó do remédio pelo corpo do garoto e de imediato percebe, pela transformação na fisionomia dele, o bem que isso lhe estava causando. Deixando o frasco com a mãe do garoto e lhe dando algum dinheiro, os aventureiros seguiram caminho. 

8) Salvador-ba - Por estar próximo do carnaval os hotéis estavam lotados, mas um vespista local arranjou para os dois um quarto com três camas, estando porém uma delas ocupada. Não havendo problema, aceitaram. O 'terceiro' lá do quarto era um "argentino", que em conversa disse estar voltando para o país dele, porém em Recife-PE, os dois tiveram uma surpresa com ele. Em Salvador várias visitas fizeram, dentre elas a Igreja N.S. do Bonfim onde nas escadarias compraram fitas religiosas. Ficaram uns dias na cidade, e quando já estavam na estrada, seguindo viagem, Fernando pediu para voltarem porque esqueceu de comprar "fitas" que no Rio lhe haviam solicitado. Mais um 'fora' do Fernando.


9) A Carteira Sumiu! - Seguindo  tarde da noite por estrada secundária, completamente erma e a moto sem luz, conseguiram passar a noite numa tosca pousada. Na manhã seguinte, quando piloto vai apanhar sua carteira (com documentos e dinheiro) para pagar a estadia, descobre que ela sumira. E agora? Como prosseguir viagem e até voltar pro Rio sem dinheiro e sem documentos?

10) Mirim-pe - Dois socorros efetuados - Parados na beira da estrada, motorista de um ônibus, lotado de passageiros pára e pergunta se o piloto poderia levá-lo na moto até um 'armazém' onde compraria câmara de ar para substituir a de um dos pneus, que furou e rasgou. Com isso ficou sem reserva. Piloto põe motorista na garupa e vão para o local onde havia a câmara e de lá retornam com ela. Problema resolvido, os aventureiros seguem viagem, porém logo adiante encontram um casal e duas crianças abandonados na estrada por estar o carro deles enguiçado. Fernando, que tinha noções de mecânica vai até ao carro, examina o motor e a seguir pede ao piloto uma certa chave de boca. Piloto apanha, entrega-a ao Fernando, que por sua vez a usa no motor para depois disso deitar debaixo do carro e só de lá sair após decorrido um bom tempo. Após isso diz para o motorista pressionar a partida do motor. Ao fazer isso o carro pega. Ficando todos felizes, a família segue viagem. Tudo resolvido, piloto diz que o problema deve ter sido complicado, mas Fernando responde que não. Como não? Diz o piloto. Se até precisou ir para debaixo do carro? No que Fernando responde: "fiquei um tempo embaixo do carro só para sair um pouco do sol". Mais um 'fora' do Fernando.

11) Ibimirim-pe - Chegando à noite numa pequena localidade e encontrando ainda aberta uma oficina, nela consertaram um defeito na moto e na mesma oficina lhes indicaram uma casa onde poderiam jantar. Deixando a moto fora da oficina vão eles até a casa indicada. Lá, uma senhora lhes serve comida, mas diz que pousada não encontrariam em lugar nenhum por ser aquela uma comunidade pequena. Depois do jantar, andando pelas ruas e pensando o que fariam, vêm duas jovens sentadas no banco de uma praça. Em conversa disseram serem primas e estavam morando na casa da madrinha de ambas. Por sua vez, os dois disseram estarem indo ao Recife-PE e que agora procuravam onde dormir. Ato seguinte as duas moças perguntam se eles poderiam levar bilhetes para as mães delas em Campina Grande-pb porque desejavam voltar para casa das suas respectivas mães. Recebendo resposta positiva elas dizem que iriam em casa escrever as mensagens e quando mais tarde eles fossem lá para apanhá-los (agora a melhor parte) poderiam dormir com elas. Não foi preciso falar duas vezes. Então, no horário estabelecido e depois de algumas peripécias para poderem alcançar o quarto delas no sobrado da casa, e do Fernando ter cometido mais um 'fora' no complicado trajeto para chegar na varanda de onde finalmente os dois entram no quarto delas. Piloto recebe os bilhetes, guardando-os no bolso do blusão. Após estarem despidos se deitam, cada casal em uma cama (de solteiro), na maior felicidade do mundo. Mas eis que, alta madrugada, alguém bate na porta do quarto. As garotas, assustadas pedem para que eles fujam em silêncio. O que fazer? Nus, num sobrado da casa, e em local desconhecido?

12) Caruaru-pe - Chegando à noite em Caruaru, sem dinheiro, onde irão comer e dormir, pensaram eles. Por estarem numa Praça rodeada de motociclistas onde todos conversavam, Fernando com aquele seu jeitão de pessoa simpática, dando uma de "João sem braço", diz: "algum companheiro poderá nos indicar um local onde possamos ficar?" Imediatamente um rapaz grita lá do meio do grupo: "vão lá pra casa, eu e meu irmão vamos ao "grito de carnaval" e só retornaremos pela manhã. Indo todos para casa deles, onde os apresentaram aos pais, e lá eles ficaram usando banheiro, comendo, e dormindo nas camas dos dois irmãos. OBS: Isso aconteceria hoje? 

13) Recife-pe - Mentira tem Pernas Curtas -  Pleno carnaval - Sem dinheiro, ficaram os dois na casa de parentes do Fernando. No dia seguinte, piloto conseguindo falar com seu sócio por telefone no DF (Rio era Distrito Federal) pede que este lhe envie dinheiro através de um Banco. Depois disso, passeando à noite pelo Centro da cidade para apreciarem o carnaval, eis que na rua e no meio de milhares de pessoas, encontram o "argentino" que viram no hotel em Salvador. Aí lembraram do ditado: 'mentira tem pernas curtas'.

14) Campina Grande-pb - Fernando e piloto partem para Campina Grande-pb a fim de entregarem os bilhetes das jovens às suas respectivas mães. Iam apenas entregar os bilhetes para após fazerem isso, voltariam para o Rio, porém o Moto Clube da cidade fez com que eles ficassem mais dias por conta e expensas do Moto Clube. Mediante tal gentileza, quem recusaria tal convite? Aproveitando mandaram fazer revisão na moto, ficando ela numa oficina.

15) A Entrega dos Bilhetes - Moto na oficina e noite com chuva fina, depois de excelente jantar oferecido e já orientados do local onde iriam para entregarem os bilhetes, por se tratar de algo confidencial deram uma desculpa ao grupo e sozinhos foram para lá de ônibus. Saltando em local errado pediram informação a quem passava depressa por causa da chuva fina, e a informação foi: "atravessando o cemitério (em frente) sairiam onde desejavam ir. Fernando colocando empecilhos por não querer ir pelo cemitério, piloto forçou-o. Lá dentro ele dizia escutar ruídos, ver luzes sobre túmulos, etc, etc. Não querendo escutar mais as lamúrias, piloto apressa o passo e Fernando vai ficando para trás. Piloto parando e não mais vendo o Fernando, pensou: "será que ele voltou?" Nisso piloto escuta um som abafado vindo de longe. Voltando para saber o que era encontrou Fernando, que por andar distraído caiu numa cova aberta recentemente. Por ser profunda, Fernando com sua pouca estatura não conseguia sair. E quanto mais tentava mais ia se enterrando com a terra que puxava ao tentar segurar nas bordas. ais um 'fora' do Fernando.

16) Recife-pe - Preparativos para voltarem ao Rio - Ainda com o dinheiro retirado no Banco partiram debaixo de chuva fina.

17) A ´odisséia" na volta - Não sabiam eles a dureza que iriam agora enfrentar. E se compará-la com a ida, a ida foi "um maravilhoso passeio que  deram no paraíso".


18) Moto Equilibrista - Ao passarem pelas imediações de Caruaru-pe a moto atolou num extenso lamaçal. Atolou tanto que depois deles saltarem, ela ficou em pé sozinha, atolada até ao cárter. Para retirarem-na dali tiveram de usar da criatividade.

19) Peba-pe -  Com muita dificuldade chegaram num pequeno povoado de nome Peba às 17h00 e lá pernoitaram num hotelzinho que parecia ser 'hotel dos morcegos' pois estes entravam e saíam através das janelas abertas. Não sabiam quem era quem porque não usavam crachás. Pela manhã, em alguns povoados por onde passaram ouviram comentários que o presidente Juscelino Kubitschek mandara jogar víveres de paraquedas nessa e em outras regiões a fim de evitar invasões dos desabrigados nas casas e nas fazendas buscando alimentos. 

20)  Por não usarem capacete (não existia) a chuva grossa que caía machucava bastante seus rostos. Vendo um caboclo na porta de uma tosca choupana pediram abrigo, até que a chuva diminuísse e foram atendidos. Dentro da casa, o que viram e ouviram sensibilizou-os.

21) Araci-ba - Casualmente, nesta cidade encontraram o motorista do ônibus que na ida, em Mirim-pe, ajudaram levando-o para comprar uma câmara de ar. Ao ver piloto e garupa fez questão de exaltar a todos que ali estavam o grande favor que lhe fora prestado pelos dois.

22) A Maldade - Ao verem uma família em barracas improvisadas, armadas nos terrenos fora da estrada, foram a uma delas e perguntaram por que estavam ali, e sob chuva. Respondendo disseram que o caminhão 'Pau de Arara' que os levava para SP tivera problema e o motorista, deixando-os ali foi comprar uma peça na cidade. Piloto, então faz outra pergunta: "vocês já pagaram a passagem?" No que responderam: "sim, pagamos tudo na hora da partida." Por estarem há dias aguardando pela volta do motorista, os dois deduziram que o motorista abandonara todos ali.

23)  6h00, dia claro, sem dinheiro até para cafezinho, pegaram estrada.  O temporal deu uma trégua, mas continuava chovendo fino. Logo após subir um aclive, ao descer, o piloto vê vários sulcos enviesados no barro duro da estrada, provocados pelo escorrimento das águas da chuva. Tentou safar-se da situação mas não conseguiu. Entrando a roda dianteira num daqueles sulcos foram os dois ao chão. E, devido à velocidade que iam, embora pouca, ao cair naquele aclive foram deslizando e girando lentamente até quase ao fim do aclive. No trecho em que deslizaram havia, de um lado barreira, e do outro um belo precipício. Mais tarde foi descoberto porque aquele tipo de chão ocasionou isso.


24) Jequié-ba - O radinho portátil - Chegando pela manhã na cidade, sem um tostão e descobrindo estar a rádio local desativada por problema de energia e que ela só retornaria às 18h, piloto teve uma ideia. Como o seu radinho só pegava ondas das rádios locais, por estar o radinho com problema de chiado poderiam tentar vendê-lo sem fazer experiências. Parando num bar, colocaram o radinho (era novidade) em cima do balcão e iniciaram conversa com várias pessoas, quando então em certa altura um mais curioso pergunta pelo radinho, e se estava ele à venda. Piloto diz que poderia vendê-lo e deu preço. O interessado disse que se eles esperassem até às 18h ele pagaria o preço, mas naquela hora pagaria só a metade. Fazendo de conta não ter gostado da proposta, piloto demora em responder, mas aceita. Assim que receberam o dinheiro, os dois caíram logo fora.

25) Imbuíra-ba - Socorrendo uma jovem - Acordando às 6h, e agora com dinheiro, foram até a cozinha da Pensão onde dormiram para tomarem um lauto café da manhã. Lá estando começaram ouvir sons de gemidos, cada vez mais altos, que saíam de um quarto num corredor. Pedindo a quem os servia, que os levasse para saber o que era aquilo, ao entrarem no quarto veem uma garota, nova, deitada numa cama se contorcendo de dor e com febre alta. A senhora da Pensão diz ser sua filha, que cometera um ato impensado e para corrigi-lo arranjou uma séria infecção com uma 'curiosa' e em seguida diz não estar podendo levá-la ao Hospital por causa do lamaçal. Ninguém transitava pela estrada por causa dos atoleiros. Imediatamente piloto diz que no dia anterior, ele e o garupa vieram de Jequié. Se ela quisesse, eles a levariam na moto até ao Hospital de lá. E explicou como faria: "as bagagens ficariam aqui e a levaríamos entre mim e o garupa, que após passar os braços pelas axilas dela vai segurando meu blusão de couro. CONSIDERAÇÕES: 1) Naquela época, pessoas acreditavam umas nas outras; 2) Teria a mãe da garota autorizado que a levassem? 3) E eles, conseguiram levá-la ao Hospital?   Ainda bem que o livro esclarece tudo.

26) Mucuri-MG - Inventando o pneu sem câmnara - Furando pela enésima vez o pneu traseiro e não tendo mais cola para remendar o furo, pegaram algo ao lado da estrada e o colocaram dentro do pneu. Fernando e as bagagens foram de carona em um caminhão até ao borracheiro, alguns km adiante para esperar o piloto que levaria a moto até lá. Depois de consertar, o borracheiro nada cobrou em razão da criatividade que aplicaram.

27) Muriaé - Onde há o mais, sempre deve haver o menos para que assim haja o equilíbrio - Embora o tempo ameaçasse chuva, piloto achou que seria melhor subir logo a serra porém Fernando achou imprudência por causa da chuva, de estar escurecendo, e a moto não ter iluminação, mas piloto não concordando foram em frente. Logo na subida a noite cai, começou chover e o piso ficou mais lamacento. A coroa, por estar desgastada, havia momentos em que a corrente patinando na coroa, a moto ao invés de ir para frente descia de ré por estarem na subida. Correndo ambos, risco de vida, piloto resolveu voltar. Numa nova tentativa na manhã do dia seguinte, novamente com chuva, lama, atoleiros, e o forte aclive na estrada, depois de novas investidas e de uma ideia que tiveram......     

28) No fim, mais valente de todos foi a moto, que apesar de carregar piloto, garupa, mais o peso excessivo das ferramentas e enfrentando estradas de terra com pedras, buracos e atoleiros, levou e trouxe, ilesos, os dois 'malucos'.

29) E a namorada do piloto? O que aconteceu com ela? Se ficou com essa curiosidade, veja logo abaixo.

30) No livro estão todas as respostas, principalmente por quê do desaparecimento da namorada do piloto.

 

João Cruz - Autor

 

FOTOS:

 

 

Após essa exposição, os amigos leitores pensarão: "Foi una época difícil. E têm toda razão nessa afirmação, mas em contra-partida havia muita natureza a ser explorada, ,motociclistas eram solidários entre eles e para com as pessoas, também. Enfim, aqueles foram os 'Deliciosos Anos Dourados', que todo motociclista desejaria ter conhecido. Mas, após lerem o livro Motociclistas Invencíveis ficarão sabendo como foi aquela maravilhosa época, e como 'motociclista raiz' se virava para transpor obstáculos e sair de situações extremamente delicadas.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!