QUEM FOI TESLA ?
02/06/2021 13:29 em VARIEDADES

Um resumo de quem foi Nikola Tesla (1856-1943) 

Fervoroso defensor da corrente alternada, inventou o motor de indução, foi o pai dos sistemas polifásicos de distribuição de energia elétrica, foi inventor da rádio, entre outras atividades.

Nasceu em 1856 em Smiljan, Croácia.
Estudou engenharia na Universidade Técnica de Graz, na Áustria, depois trabalhou em Budapeste, Hungria e emigrou para os EUA em 1884.
Trabalhou com o grande inventor Thomas Alva Edison durante algum tempo, desenhando vários tipos de dínamos. Edison era um acérrimo defensor da corrente contínua.
Tendo-se zangado com Edison, em 1888 associou-se ao industrial Westinghouse.
Em 1888 inventou o motor de indução (de corrente alternada) ao mesmo tempo que o italiano Ferraris.
Deu-se então a chamada "guerra das correntes". Foi criado um consórcio para o aproveitamento hidrelétrico das Cataratas do Niagara. Ao concurso concorreram Edison e Westinghouse, entre outros, o primeiro defendendo a corrente contínua, o segundo defendendo a corrente alternada, de que Tesla era adepto. A adjudicação em 1893 foi para a Westighouse e a corrente alternada venceu a "guerra", dadas as suas grandes vantagens.
Tesla fez inúmeros estudos sobre Eletrotecnia, nomeadamente sobre altas tensões e altas frequências. É muito conhecida a bobina de Tesla.
Foi também um pioneiro da rádio. Em 1901, Marconi surgiu como o inventor da rádio, ao estabelecer as primeiras comunicações via rádio. Em 1943, o Supremo Tribunal dos EUA descobriu que todos os princípios na base da transmissão via rádio por Marconi, em 1901, tinham já sido descritos em pormenor por Tesla, 1m 1893. Havia sido Tesla e não Marconi o inventor do rádio.
Tesla morreu nesse mesmo ano de 1943, com 86 anos, antes daquele reconhecimento.
 
Texto compartilhado de Marcos Martins Marcão.
COMENTÁRIOS