OS MELHORES ALIMENTOS PARA A SAÚDE.
21/06/2021 15:32 em DICAS DE SAÚDE

Os melhores alimentos do mundo são estabelecidos com base na quantidade e tipos de minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras que cada um possui, pois são nutrientes indispensáveis para o nosso corpo. E, claro, também foram classificados de acordo com o benefício que trazem para a nossa saúde.

E então, qual alimento você imagina que está nessa lista? Tire sua curiosidade abaixo.

  1. 1 – Leite Materno: fonte de energia, minerais e vitaminas

 

 

 

 

 

 

Surpreso? Pois esse é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida.

Para se ter uma ideia, o leite materno é uma grande fonte de:

  • energia (com 98% da sua composição de gordura em Triglicerídeos);
  • minerais (como Ca, Fe, Zn, Cu, entre outros);
  • vitaminas (A,D,E,K,C e complexo B).

Além disso, também possui uma estrutura denominada Colostro, com uma enorme capacidade regenerativa, que auxilia no desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses e o nutre para toda a vida.

  1. 2 – Ovos: possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas que o nosso organismo precisa

ovos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Considerado o segundo alimento mais completo do mundo, os ovos possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas, além de boa parte das vitaminas que o nosso organismo precisa.

  • Rico em nutrientes como folato, riboflavina, selênio e colina;
  • Possui as vitaminas A, D, E, K e B12, além de diversos sais minerais e lipídeos;
  • Baixa concentração de gordura (em torno de 5 gramas), sendo que apenas 1,5g corresponde a gorduras saturadas.

E o melhor: é prático, barato e perfeitamente aplicável em inúmeras receitas. Realmente, um dos melhores alimentos do mundo, concorda?

Para se guiar melhor na alimentação, vale ressaltar: os lipídios, minerais e vitaminas estão localizados na gema e as proteínas correspondem a maior parte da clara.

– E é verdade que o ovo aumenta o colesterol?

 

Não, pois o ovo é um alimento extremamente benéfico, inclusive para o colesterol. A única forma de torná-lo prejudicial nesse quesito é na forma de preparo incorreta do alimento, ao fritar o ovo em óleo vegetal, por exemplo.

  1. 3 – Coco: superalimento com variedade de opções para consumi-lo e prepará-lo

coco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O coco é considerado um superalimento e possui, inclusive, propriedades semelhantes ao leite materno. Por isso, também está na nossa lista de melhores alimentos do mundo.

A grande vantagem, sem dúvidas, está na variedade de opções para consumi-lo e prepará-lo. Você pode, por exemplo, ingerir com água, comer a polpa tanto verde quanto madura, ou ainda na forma de açúcar, leite ou óleo de coco.

E o óleo de coco é uma das formas que mais traz benefícios para a nossa saúde, pois auxilia na eliminação de bactérias que fazem mal para o intestino, melhora a flora intestinal e funcionamento do intestino, além de atuar também no sistema imunológico.

Outro detalhe é que esse é único tipo de óleo que não sofre alteração de propriedade quando exposto a altas temperaturas, podendo ser utilizado para fritar alimentos sem problemas (como o ovo).

Uma curiosidade, para ter noção da utilidade desse alimento, é que ele era utilizado em épocas de guerra por conta das suas propriedades específicas, como proteção e cura, aumento do metabolismo dos soldados e grande fonte de energia.

  1. 4 – Quinoa: o melhor cereal do mundo

quinoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

quinoa está nessa lista por ser um grão que oferece diversos nutrientes para o nosso organismo e é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o melhor cereal do mundo.

  • Alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais (triptofano, metionina e lisina);
  • Rico em vitaminas (B1, B2, B3, D e E);
  • Fonte de minerais diversos (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e manganês).

 

Além disso, a quinoa também atua no rejuvenescimento das células do nosso corpo e na melhora da saúde cardiovascular e cerebral (devido a presença de ômega 3), ajudando a prevenir problemas sérios como infartos e AVC, popularmente conhecido como derrame.

  1. 5 – Azeite de Oliva Extra Virgem: um dos melhores remédios naturais

azeite de oliva extra virgem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse é um dos melhores remédios naturais que temos no mundo.

 

Isso porque o azeite ideal (prensado a frio, extra virgem e embalado em vidro escuro) possui um poderoso antioxidante denominado óleocanthal e o ômega 9 (que auxiliar na fisiologia do organismo), além de ajudar a prevenir doenças como Mal de Parkinson e AlzheimerMas, atenção: ao contrário do óleo de coco, o azeite de oliva não é o tipo de óleo ideal para frituras, pois tem suas propriedades alteradas se exposto a altas temperaturas. Use para preparar pratos frios, como saladas.

Finalmente, qual é o alimento mais saudável do mundo?

O alimento mais saudável seria aquele que reúne, de uma vez só, todos os nutrientes essenciais para o nosso corpo diariamente, oferecendo um equilíbrio nutricional perfeito. 

É claro que, hoje, esse alimento não existe, mas há um considerado o que mais se aproxima do cenário ideal: as amêndoas.

Elas são consideradas o alimento mais nutritivo do mundo segundo o estudo científico Uncovering the Nutritional Landscape of Food (em português, “Descobrindo a paisagem nutricional dos alimentos”), que foi publicado na revista referência PLoS ONE.

As amêndoas atingiram a melhor pontuação nutricional do estudo (97/100), por possuírem baixo teor calórico (em torno de 579 kcal a cada 100g), além de contribuírem para a saúde do coração e no combate ao diabetes.

Fonte: https://imeb.com.br/melhores-alimentos-do-mundo/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!